Tratamento de Melasma em fototipo V com ACROMA-QS®
Dra. Fabíola Picosse
Dermatologista
UNIFESP, São Paulo, Brasil
Dra. Fabíola Picosse utilizou a plataforma ETHEREA-MX®, com o handpiece Acroma-QS®
O melasma é uma condição clínica comum caracterizada por hiperpigmentação da pele, com predileção por áreas expostas ao sol, como face, especialmente nas bochechas, testa, lábio superior e queixo. Sua etiologia é multifatorial, envolvendo fatores hormonais, exposição solar e predisposição genética.
O tratamento do melasma pode ser desafiador. A combinação de terapias tópicas, orais e procedimentos como o uso de laser em Q-Switched (ns) e Picosegundos (ps) tem se mostrado eficaz.
Os lasers de pulsos curtos (ns ou ps), promovem a quebra do pigmento por efeito fotoacústico, sem a produção de calor. O comprimento de onda de Nd:YAG 1.064 nm é indicado para pigmentações mais escuras e profundas, permitindo uma abordagem de tratamento segura para o melasma, mesmo em fototipos mais altos.
O handpiece Acroma-QS® é compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE®, possui tempo de pulso fixo em 20ns, diferentes tamanhos de spots em dois comprimentos e onda, Nd:YAG 1.064 nm e KTP 532 nm. Acroma-QS ® oferece ainda a modalidade de rejuvenescimento LASER TONING que devolve o vigor e vitalidade à pele – com máxima segurança, sem downtime ou qualquer restrição de fototipo.
No caso abaixo, a Dra. Fabíola Picosse realizou 4 sessões em modo LASER TONING do Acroma-QS®, associado ao uso de ácido tranexâmico VO que foi administrado por apenas 3 meses durante todo o tratamento. As sessões foram realizadas a cada 3 meses.
Antes e Após 1 ano