RELATO DE CASO:

Tratamento de Cicatriz pós Herpes Zóster com laser Er:YAG


Este é um relato de caso de Nevo de Ota usando a plataforma ETHEREA-MX®, com a handpiece ACROMA-QS®.

Dra. María Eugenia González Telmora

Medicina Estética

Buenos Aires - Argentina

Tratamento

O nevo de Ota é uma alteração pigmentar rara, caracterizada por hiperpigmentação azul-acinzentada ou marrom que acometem principalmente a região da face, ao longo da inervação do nervo trigêmeo. Sua origem está associada ao acúmulo de melanócitos na derme, podendo ter componente congênito ou adquirido.


Esse tipo de nevo pode, em alguns casos, envolver a esclera, a córnea, a mucosa oral ou a mucosa nasal. Diversas abordagens já foram utilizadas no manejo do nevo de Ota, incluindo peelings químicos, dermoabrasão e crioterapia, acompanhamento oftalmológico e, raramente, cirurgia. No entanto, esses métodos apresentam resultados limitados, riscos de cicatrizes e alta recorrência.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, o laser Q-Switched é considerada a terapia mais eficaz para o nevo de Ota. Através de pulsos ultracurtos e de alta energia, fragmentam seletivamente os pigmentos dérmicos sem danificar a pele adjacente. Oferecendo clareamento progressivo das lesões, segurança e baixos índices de complicações quando conduzido adequadamente.


No presente caso clínico, foram realizadas 8 sessões de ACROMA-QS®, handpiece de laser Q-Switched compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE ®. Recomenda-se uma abordagem progressiva e personalizada, considerando as características da pele do paciente e a profundidade do pigmento.

Resultado
VER MAIS CASOS →