PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

MÉDICA CONTINUADA

Er:YAG para tratamento de lesões pigmentares em face e pescoço resistentes a outros tratamentos

Luciena Cegatto M. Ortigosa, dermatologista

Presidente Prudente, SP - Brasil

Este é um relato de caso em formato de white paper descrito pela dermatologista Luciena Cegatto Martins Ortigosa. Dra. Luciena usou a plataforma ETHEREA-MX®, com o handpiece 2940 DualMode®.

Tratamento:
  • O LASER de Er:YAG possui grande afinidade pela água (10 vezes maior que o LASER de CO2). Por esse motivo o comprimento de onda de 2940 nm gerado é ablativo e superficial, permitindo tratamentos de regiões extra faciais com mais segurança.



  • O handpiece DualMode® do ETHEREA-MX® permite tratamentos em pulsos curtos (µs) e em milissegundos, assim como pulso duplo, com a junção de ambos, levando ao aumento da penetração do LASER com menor risco de hipercromia.


  • Pulsos curtos – em microssegundos – conhecidos como Cold Erbium, garantem a ação puramente ablativa do LASER, sem produção de calor. A ablação conseguida através do uso do DualMode® auxilia no tratamento de lesões pigmentares. Durante o processo cicatricial há a extrusão do pigmento. Além desta vantagem, o uso de LASERs ablativos já é descrito na literatura como grande facilitador da introdução de ativos (drug delivery).



  • A paciente tratada relatava lesões pigmentares em face e colo há muitos anos, sem resposta com tratamentos tópicos. Após avaliação clínica, foi realizado uma sessão de 2940 nm DualMode® com drug delivery de ácido retinóico a 3%.
Parâmetros utilizados:
  • Spot 100 mtz, 300 µs 10 J/cm2 + ácido retinóico a 3% no pós-tratamento imediato. 
Confira o resultado:

Img. 1: resultado após tratamento na face.

Img. 2: resultado após tratamento no colo.

VER MAIS CASOS

                      

MKT – SCL – LP 001 MY PRACTICE LUCIENA ORTIGOSA – ptBR – R1.0 2021