Dra. Jenny usou a plataforma ETHEREA-MX®, com o Handpiece IPL-Sq®.
Tratamento:
O melasma é uma doença dermatológica muito comum nas mulheres, especialmente durante a gravidez. Sua causa exata não é conhecida, mas alguns fatores podem desencadear a condição, entre eles estão a exposição ao sol, alterações hormonais e pool genético. Por não ter uma cura definitiva, a escolha do tratamento adequado ajuda a controlá-la.
Para o tratamento do melasma, existem diversos métodos descritos na literatura, que vão desde o uso de produtos tópicos, protetores solares e a associação de tecnologias como o laser e a Luz Intensa Pulsada (LIP).
Não existe consenso quanto ao uso da Luz Intensa Pulsada para controlar o melasma, no entanto, sabe-se que a escolha do filtro correto, bem como dos parâmetros corretos, pode ajudar a reduzir a pigmentação e os vasos que podem estar presentes e que são frequentemente associados ao melasma.
O Handpiece IPL-Sq®, compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE®, é certificada pelo FDA para o tratamento de melasma. Com um pulso de onda quadrada, ampla variação no tempo de pulso (5 - 100ms) e filtros de 540nm e 580nm (entre outros) ele permite o ajuste do tratamento para pacientes com diferentes tipos de pele.
Neste caso clínico, a Dra. Jenny optou pelo uso do IPL-Sq, uma vez que a paciente já tinha sido submetida a um tratamento cosmético anterior, com recorrência da lesão. Foi associado a um tratamento emoliente, fotoproteção rigorosa e uso tópica da combinação tripla: Fluocinolona 0,01% + hidroquinona 4% + tretinoína 0,05%. A paciente continuou permaneceu em observação por 7 meses com manutenção do resultado.