PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

MÉDICA CONTINUADA

Líquen plano pilar e tatuagem inestéticos em couro cabeludo

tratados com IPL-Sq® e LASER Q-Switched

Stela Cignachi, dermatologista

Caxias do Sul, RS - Brasil

Este é um relato de caso trazido pela dermatologista

Stela Cignachi, de Caxias do Sul, RS, Brasil, utilizando a

plataforma ETHEREA-MX® com os handpieces

ACROMA-QS® e IPL-Sq®.

Tratamento
  • O líquen plano pilar é uma doença benigna, inflamatória, que provoca uma inflamação na área do folículo capilar responsável pela renovação do fio, destruindo-o. Dessa forma, haverá a substituição do folículo por uma cicatriz, com isso não haverá mais crescimento capilar na região afetada.


  • É comum o uso de uma tatuagem para esconder uma cicatriz, porém, essa prática nem sempre causa um resultado estético aceitável.


  • No caso descrito, o paciente buscou o tratamento para remoção dos pelos remanescentes no couro cabeludo, assim como remoção das tatuagens feitas anteriormente na tentativa de esconder as cicatrizes e falta de cabelo causados pelo líquen.


  • O handpiece ACROMA-QS®, compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE®, trabalha com pulsos em 20 ns e comprimentos de onda em 1064 nm e 532 nm, sendo, portanto, uma ferramenta eficaz para a busca da redução da quantidade e cor dos pigmentos da tatuagem.


  • O handpiece IPL-Sq®, também compatível com ambas plataformas, possui pulso quadrado (Square-Wave Pulse®), grande variação no tempo de pulso (5 – 100 ms) e filtros de 640 nm e 695 nm (entre outros) que permitem a depilação com efetividade e segurança.


Uso de LED Infrared após cada sessão. Intervalo: 30 dias.

Antes e depois – 9 sessões

VEJA TODOS OS CASOS