PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

MÉDICA CONTINUADA

Tratamento de melasma com LASER Q-Switched e associações

Fabíola Azevedo G. L. Leme, dermatologista

Jundiaí, SP - Brasil

Este é um relato de caso trazido pela dermatologista Fabíola Azevedo G. L. Leme, de Jundiaí, SP, Brasil, utilizando a plataforma ETHEREA-MX®, com o handpiece ACROMA-QS®.

Tratamento
  • Melasma é um distúrbio de pigmentação da pele que afeta mais frequentemente mulheres e pode ser desencadeado por predisposição genética, alterações hormonais, gravidez, uso de anticoncepcionais orais e principalmente pela exposição solar.


  • Existem vários tratamentos descritos na literatura, entre eles o LASER Q-Switched aparece como uma opção segura e eficaz.


  • Esse tipo de LASER, que trabalha em nanossegundos, (pulsos muito rápidos com muita energia), possui a característica de fotodisrrupção mecânica do pigmento, e ação nos dendritos dos melanócitos, sem grande efeito térmico, possibilitando a fagocitose destes pelo organismo.


  • O handpiece ACROMA-QS®, compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE®, trabalha com pulsos em 20 ns e comprimentos de onda em 1064 nm e 532 nm, com tamanhos de spots variados, possibilita a escolha de parâmetros menos agressivos, ideais para o tratamento do melasma.

Associado a pasta de carbono Black Peel . Paciente em uso de fórmula noturna (ácido retinóico 0,01%, ácido

tranexâmico 5%, Niacinamida 4%, seda de vitamina C 10%), picnogenol 100 mg via oral e protetor solar.

Antes e depois - 5 sessões, intervalo de 3 a 4 semanas.

VEJA TODOS OS CASOS

                      

MKT – SCL – LP MY PRACTICE ETHEREAMX FABIOLA AZEVEDO G L LEME – ptBR – R1.0 2021