PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

MÉDICA CONTINUADA

Nd:YAG 1064 micro pulsado em ferida crônica

Bruno Ferraz,

angiologista e cirurgião vascular

Balneário Camboriú, SC - Brasil


Este é um relato de caso em formato de white paper descrito pelo angiologista e cirurgião vascular Bruno Ferraz, de Balneário Camboriú, SC, Brasil. Dr. Bruno usou a plataforma ETHEREA-MX® com o handpiece LongPulse® 1064 nm.

Tratamento:

Descrição do caso: paciente 63 anos, com queixa de ferida crônica em dorso de pé esquerdo, com 18 meses de evolução sem melhora com tratamentos prévios. Antecedentes pessoais: Síndrome pós-trombótica com refluxo de veia femoral e poplítea, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e sedentarismo.


  • Pacientes diabéticos tendem a apresentar complicações micro e macro vasculares e estas favorecem o desenvolvimento de doença venosa. Essa patologia, (associada ou não a diabetes) com a sua evolução, pode desencadear úlceras decorrentes da circulação local deficiente, aparecendo predominantemente em extremidades, com maior dificuldade em cicatrização.


  • Os principais métodos destinados à cicatrização da úlcera são a terapia compressiva, tratamento local (inclui limpeza, desinfecção e se necessário debridamento), medicamentos sistêmicos e tratamento cirúrgico da anormalidade venosa.


  • O uso de luz para acelerar o processo cicatricial de feridas é descrito na literatura com uso de LED e LASERs de baixa potência. A aplicação do comprimento de onda de 1064 nm com pulsos curtos (em microssegundos) permite uma ação mais próxima da fotobioestimulação conseguida através das tecnologias descritas acima que a fototermólise seletiva, mais comumente associada a ação do LASER em 1064 nm.


  • Tratamento não invasivo: venotônico e compressão elástica. Tópico com ácido hialurônico 2%.
Parâmetros utilizados:

Foram realizadas 11 sessões LASER Nd:YAG 1064 nm LongPulse®, com intervalo variando entre 2 a 16 dias. O tempo total do protocolo foi de 70 dias, com epidermização total da ferida sem uma punção venosa, com os seguintes parâmetros:



  • Spot 3 mm, 300 micros, 10 J/cm², 3 passadas, com intervalo médio de 20 segundos entre elas, com ênfase nas bordas da cicatriz. Número médio de disparos calculado de acordo com diâmetro da ferida (altura x largura).


Confira o resultado:

Img. 1: avaliação pré-tratamento.

Img. 2: 8º sessão - 45 dias.

Img. 3: controle.

VER MAIS CASOS

                      

MKT – SCL – LP 001 MY PRACTICE BRUNO FERRAZ – ptBR – R1.0 2021