Tratamento de esclerodermia localizada com IPL-Sq®
Tadeu Vasconcelos,
Dermatologista,
Santo André-SP, Brasil
Dr. Tadeu Vasconcelos utilizou a plataforma
ETHEREA-MX®, com o handpiece IPL-Sq®.
Tratamento:
A esclerodermia localizada (EL) ou morfeia é uma doença crônica do tecido conjuntivo, de provável etiologia autoimune, que tem como base alterações na síntese e deposição do colágeno, representadas clinicamente por lesões cutâneas/ placas escleróticas ou de coloração amarelada ou xantocrômica.
O tratamento farmacológico da EL é um desafio, em geral, direcionado à supressão da inflamação e das alterações do colágeno, bem como a inibição de eventos envolvidos no processo autoimune. A Luz Intensa Pulsada (LIP) também é relatada na literatura como recurso terapêutico na EL e deve ser considerada.
O mecanismo de ação do tratamento da EL com LIP ainda não está totalmente esclarecido mas uma teoria comum é que a fotobiomodulação, onde a luz é convertida em energia química, modula a atividade celular na síntese de colágeno e melanina, reduz a inflamação e tem efeito imunomodulador da pele lesionada, restaurando sua função.
O handpiece IPL-Sq®, compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE® possui pulso quadrado (Square-Wave Pulse®), grande variação no tempo de pulso (5-100 ms) e filtros de 400 a 695 nm permitindo uma ampla variedade de tratamentos.