Tratamento do melasma e da hiperpigmentação pós-inflamatória no rosto masculino com laser de picossegundos
Lourdes Rodriguez,
Médica
Lima, Peru
Dra. Lourdes usou a plataforma ZYE® YAG, com o Handpiece handPICO®.
Apesar de ser mais comum nas mulheres, o melasma é uma doença dermatológica que também pode afetar os homens. A sua presença pode ser determinada por fatores raciais, genéticos e de exposição solar. Por não ter uma cura definitiva, a escolha do tratamento adequado ajuda a controlá-lo.
O uso da tecnologia de picossegundos é atualmente o mais conceituado para o tratamento de lesões pigmentadas, inclusive melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória. Por trabalhar com pulsos extremamente curtos, o laser em picossegundos, ao atingir a pele, provoca o efeito fotoacústico, fragmentando os pigmentos, sem aquecimento.
O handPICO®, primeiro handpiece em picossegundos do mundo, compatível com as plataformas ETHEREA-MX® e ZYE®, opera em picos (530ps) e nanossegundos (2,5ns) e possui comprimentos de onda de 1064nm e 532nm. Ele tem vários spots, inclusive uma lente microfracionada (MLA), permitindo o tratamento de pacientes com tipos de pele diferentes, com segurança e eficácia.
A Dra. Lourdes realizou 5 sessões, com 1064nm e 530ps com intervalo de 15 dias. Logo após a 4ª sessão, associou o drug delivery com um produto de mesoterapia com glutationa, vitamina C e superóxido dismutase.